quarta-feira, 27 de março de 2013

Casal Garcia - Vinho Verde




Casal Garcia - Vinho Verde

O Casal Garcia é um dos verdes mais populares de Portugal.         O aparecimento da marca data de 1939, sendo já para a época um vinho inovador, marcado pelas técnicas utilizadas pelo enólogo francês Eugène Hélisse. O nome advém de uma das parcelas da propriedade que ainda hoje é conhecida por esse mesmo nome e que continua a produzir as uvas para o vinho. A imagem do Casal Garcia sempre se m,anteve fiel às origens. O seu rótulo representa uma renda antiga da família e simboliza a ligação à história da Aveleda e à tradição. Por êsse motivo, o brazão da família Guedes está também presente no rótulo. É um vinho semi-seco (com 11 gramas de açúcar residual por litro), cujas uvas se cultivam de uma maneira particular, por sobre árvores, formando as chamadas uveiras. No Casal Garcia entram as castas Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal. Delas resultam um vinho de cor citrínica, límpido, ligeiramente efervescente, suave e fresco, com aroma frutado, jovem e equilibrado. Pouco álcool, 10%. O enólogo se chama Manuel Soares e o consultor é o conhecido Denis Dubourdieu. Um vinho sem compromisso. Não decepciona nem nos aperitivos nem acompanhando refeições, especialmente quando pescados e frutos do mar estejam presentes. E, pela sua frescura, agrada também aos jovens.
A Quinta da Aveleda, é o maior produtor da região, e um dos maiores exportadores do ramo. Para quem não sabe, a Aveleda é responsável pelo vinho branco mais vendido do Brasil, Casal Garcia. 



Para entender um pouco melhor o volume que este produto representa, a Aveleda dispõe em suas instalações de quatro linhas de engarrafamento, e destas, uma esta dedicada em tempo integral ao engarrafamento de Casal Garcia. O vinho é feito durante todo o ano, com mostos que são conservados em baixa temperatura, e fermentados apenas próximo ao momento de lançar o produto ao mercado, a fim de manter seu típico frescor.
 Quinta da Aveleda... A empresa, como é hoje, surgiu em meados do século XIX, quando o proprietário das vinhas, Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca, decidiu ali se instalar em definitivo, e iniciou um processo de modernização das instalações, porém, existem registros da propriedade que remontam ao século XVI. O nome Aveleda não vem da família proprietária, mas sim das Velledas, profetisas germânicas da idade média, que eram sacrificadas em honra dos deuses pagãos; supõe-se que uma destas mulheres tenha feito daquela região sua morada, dando então nome ao lugar. A Aveleda permanece até hoje uma empresa familiar, ainda em mãos da família Guedes, e como no passado contam com a consultoria de um enólogo francês, Denis Dubourdieu, mas ao contrário de tantas outras empresas familiares, nunca abriu mão do pioneirismo e da vanguarda, sempre atenta às exigências do mercado, entretanto, não perde as características da família, como por exemplo nos jardins paradisíacos da vinícola, que não estão abertos a turistas, e que são cuidados com o mesmo afinco das vinhas. Aliás, a arte e a estética são uma preocupação que pode ser observada em todas as instalações da Aveleda, sempre ricas em pequenos detalhes, ou grandes esculturas e estruturas. Os jardins são cultivados com centenas de espécies botânicas, e abrigam uma fauna variada; contam com um belo paisagismo, e com a presença de várias estruturas/esculturas que reforçam a beleza bucólica do lugar; são as folies da Aveleda, estruturas arquitetônicas sem um fim específico, além do prazer hedonístico de admirá-las. Aliás, estas folies foram a inspiração para toda uma linha de vinhos, que embora multiregionais, recebem mais destaque pelas suas uvas do que pelo seu terroir, dentro do principio de valorizar o prazer, e não as elucidações e informações do produto.

Eduardo Machado

Sommelier

3 comentários:

  1. Desculpa, não consegui ler. Não sei se é configuraçao do meu computador, mas o texto cinza sobre fundo vermelho torna impossível a vizualização.

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    1. Realmente péssimo.
      Impossível ler.
      Não é a configuração do seu computador.

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  2. Sugestão: Use letras pretas (ou cinza escuro) em um fundo branco.

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